Isso não é fé, é tradição.

12 de abril de 2011

Tradição é conhecimento transmitido, aquilo que passa de geração para geração. Talvez você não saiba, ou nunca tenha percebido, prestado atenção mas grande parte daquilo que você sabe, você faz, foi transmitido para você. Você viu alguém fazendo, falando, fez e falou também.
Você fala coisas sem perceber o significado real daquilo, e o porquê, é que você ouviu alguém falando, e agora esta reproduzindo tal fala.
Isso acontece, a todo o tempo com falas cristãs.
Isso acontece comigo, a todo tempo, a todo instante.

Você deve estar querendo pelo menos um exemplo agora, para tentar compreender um pouco melhor isso, eu te dou alguns.
Nós – todos nós, não apenas nós cristãos – somos cercados por falas cristãs, é normal você ouvir alguém falar : Se Deus é por nós quem será contra nós... Deus é minha alegria... Deus Criador dos céus e da Terra... O Senhor é meu pastor e nada me faltará... Deus é amor... Deus é Pai... e por ai em diante, vai me dizer que você nunca se pegou falando nenhuma, nenhuuuuma dessas falas? Falar já falou, mas porque? Porque te foram passadas, sem você nem perceber. De verdade, de verdade, nem sempre você acredita, no sentido de crê, nisso. Você não sabe disso, só descobre quando se é posto a tentar crer.

Você já se propôs a pensar no significado do que é dizer, Deus é Criador dos céus e da Terra? Deus é amor? Isso significa MUITA COISA!
Nós falamos isso corriqueiramente sem pensar! Quando você precisa, em uma situação, crer nisso, vamos ser sinceros, você não crê! E o pior, você não sabe que não crê, porque depois, você volta a falar isso normalmente, de novo sem prestar atenção no significado.

Você é colocado em um momento de fé. Você ora pedindo algo a Deus, mas você fica ali no empasse, meio na dúvida, se Ele pode mesmo fazer aquilo, se Ele faria aquilo por você, e tal.. mas como assim, o Criador dos céus e da terra, você tem noção disso, você já pensou no tamanho de poder quem Ele tem que ter para fazer CÉU E TERRA E TUDO O QUE NELES HÁ? É muito, não é pouco não. E você fica na dúvida se Ele pode fazer tal favor para você? Você não diz que Ele é amor? AMOR, o MAIOR SENTIMENTO DE TODOS! E Ele é seu Pai, e é Amor, então você não sabe se Ele faria algo por você?

Uma ou outra pessoa, deve estar pensando. Não não é, eu acredito, eu não faço isso. Provavelmente você deve estar em uma situação ótima de vida, sem estar em uma situação de fé. Nessas circustâncias, é definitivamente fácil acreditar em tudo isso. Acreditar quando você é tentado a acreditar, que surge o problema.

Nós estamos acostumados com essas falas, que passam de geração para geração. Mas nós só falamos, nós não acreditamos, de verdade verdadeira em TODOS OS MOMENTOS, TODOS OS INTANTES, SEMPRE! Hora lá, hora cá, até podemos sim crer, e tal. Mas SEMRPE? Sem em nenhum momento pairar uma dúvida?

Isso não é fé, é tradição. Porque se você tiver fé.. sabe, fé mesmo, Deus move uma montanha se você pedir.

Não sou nenhuma pessoa cheia de fé. Muito pelo contrário, isso para mim é incansável motivo de oração. Para ser a mais sincera de todas, eu escrevi esse post, para eu mesma.

You Might Also Like

1 comentários

  1. É um vício! "Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra" - olha, mais uma aí :P essas frases se tornaram mais expressões, "bordões", do que prova de fé. Mas, estando em um país 90% católico, acho que seria inevitável. Adorei o texto o porque mencionou algo que sempre pensei a respeito, mas não encontrava linha de raciocínio pra escrever :)

    ResponderExcluir

Instagram