3C-M

3 de janeiro de 2011

O tão temido terceiro ano pré-vestibular chegou , e agora ? Agora é ser o PV maioral do colégio e viver-passar por todos os clichês dele. Desde medo do vestibular até ao chororô de fim de ano, passando pelo ritual do rato na sala, claro .

Quero dizer, no seu primeiro ano que você começa a sentir mais essa coisa, de oh daqui a dois anos vai chegar o terceiro pv, e você vai ter que estudar pra caramba e ter que escolher sua carreira, mas calma ae, só daqui a dois anos. Então durante esse tempo você apenas observa os alunos mais velhos do colégio e fica pensando: cara eles estudam pra caramba, não quero chegar lá não. E pensa que ainda falta muito para chegar. Pois bem não falta. Na hora pode até parecer, mas olha só, aqui estou eu, chegando na minha reta final de terceiro ano, e passou, pode ter certeza, foi bem rápido !

E quando chegar, a dica é :paciência, porque sim os clichês vão chegar. Ter a pressão de escolher logo a carreira. Ter que escolher a faculdade. Estudar estudar e estudar. As perguntas chatas de sempre ‘e aí estudando muito?’ ; ‘tá difícil’ ? ; ‘como foi a prova ontem ?’ ; ‘tava fácil ?’ ; ‘ aaah você faz terceiro ano, e aí qual a carreira que você escolheu ?’ ; ‘passou?’ . Erg, responder cada uma dessas perguntas todas as vezes que elas forem feitas... não, não é fácil.

Então você se toca que não é só o terceiro pré-vestibular. É o terceiro último ano! Depois disso .. puf ! Tudo acabou, sua vida colegial acabou, fim. Tchau professores parceiros que zoam e saem com a gente, que dão pontinho quando a gente choraminga ou nos passa no conselho, adeus amigos de toda vida, tchau tios legais que trabalham no colégio, adeus coordenadoras cheias de paciência que fazem nossos mimos de alunos. Você começa a bater foto com todo mundo na sala, se aproxima daquela pessoa que você sempre estudou junto mas nunca imaginou que um dia iria se aproximar e pensa ‘cara porque fui virar seu amigo logo agora ? Queria que tivesse sido antes’. Começa a curtir mais os amigos, curtir mais os professores, se toca de como você já se sente em casa naquele colégio.

Então vem o ritual do rato : O rato apareceu na sua sala, as meninas se desesperam, os garotos se divertem, todo mundo grita, o professor faz piada.
O ratoooo apareceeeeeeu, o rato do terceiro ano.
Já era acabou o ano.

As provas passaram, o quarto bimestre se foi, as férias chegaram. Agora só ficam aquelas fotos sua feia e sem graça com cada pessoa da sala, as gargalhadas que retornam a cada instante no pensamento, os momentos que você fugia ou matava uma aula no banheiro, as piadas internas. Porém a cima de tudo as fotos que você vê e rever e lembra de tudo, e são essas fotos que você vai olhar daqui a 5 anos e relembrar e rir e chorar com as lembranças que irão aparecer na sua mente, se tocando finalmente que tudo acabou.

-Pai : Filha, sabe o que sua turma podia fazer? Tirar aquelas fotos que sempre tem, que reúne a turma toda, todo mundo se ajunta, ai bate a foto e põe no orkut, e em baixo põe o número da turma.
-Eu: Já tiramos pai, já está lá ... Terceiro ano turma C, manhã.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram